Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Cocktail do dia

Margarita


Ingredientes:
4cl de tequila
4cl de sumo de limão
1,5cl de Cointreau ou Triple Sec
1,5cl de xarope de açúcar
Modo de Preparação:
1. humedeça o rebordo do copo com sumo de limão;
2. Num prato coloque sal e vá pousando o rebordo do copo humedecido no sal, de forma a criar um anel em torno do copo;
3. Coloque todos os ingredientes no shaker, adicione gelo e agite.
4. Coe o cocktail para o copo previamente decorado.
História:
A origem da margarita é mexicana, nome de uma cidade perto de Guadalajara, onde estão as principais destilarias dessa bebida feita a partir de agave azul, que nada tem a ver com o cáctus saguaro, símbolo de quase tudo que vem do México, inclusive em muitas taças de margaritas…
A americana Margarita Sames tinha uma casa em Acapulco, onde na época os famosos de Hollywood passavam boas temporadas. Ela era uma das grandes socialites da época (1948) e recebia amigos como Lana Turner, Fred Mac Murray, Nick Hilton (dos hóteis), John Wayne… Uma vez a anfitriã foi desafiada a criar um cocktail: ela misturou Cointreau com tequila e sumo de limão. Como na época era hábito de tomar tequila precedida por uma pitada de sal, acrescentou o anel de limão e sal em volta da borda do copo. Foi um sucesso e ganhou o nome da anfitriã, Margarita!


Cocktail do Dia

Cocktail do dia
Cocktail do Dia

Harvey Wallbanger

Ingredientes:

4,5 cl de Vodka
1,5 cl de Galliano
9 cl de Sumo Laranja

Foi criado em 1952 pelo barman Donato Duke Antone, no Duke's Blackwatch bar.

Diz a história que este cocktail deve o seu nome ao surfista californiano Tom Harvey, este tinha o hábito de beber o clássico Screwdriver (Vodka com sumo de laranja) mas adicionava-lhe um pouco do Licor Italiano Galliano.

Certo dia após perder uma importante competição, Harvey bebeu uns cocktails a mais e ao sair do bar, num estado de completa embriaguez, batia em todas as paredes com a sua prancha de surf nas mãos, foi assim que o cocktail ficou baptizado de Harvey Wallbanger, que em Português quer dizer "encontrões nas paredes".